Muitos criticam as atitudes do técnico Dunga. Ele pode ser antipático, resmungão, impaciente e teimoso. É a personalidade dele. Mas incoerente ele não é. A recente briga dele com a Rede Globo revela muito mais do que a imprensa não mostra nesta insana cobertura da Copa do Mundo. Não é de hoje que a Globo monopoliza certas coberturas jornalísticas, sejam esportivas ou não. A festa de exclusivas com jogadores, comissão técnica, treinador e até com o gramado e a bola (se falassem) é de torrar nossos saquinhos.
Como acontece hoje, onde o espirro, tosse e flatulência de um jogador são motivos para debates acalorados entre figuras da TV tão díspares que até quem comenta somente casos policiais, moda ou novela viraram especialistas em futebol.
A Bandeirantes e a Globo, em especial, detentora dos direitos de transmissão, mantém uma cobertura extensiva, massacrante e repetitiva justamente para manter o interesse do público no esporte. É a chamada ‘fidelização da audiência’ onde o costume de venerar o futebol não pode ser esvaziado. Sem público e com uma baixa audiência o poder de barganha com os anunciantes é prejudicado. Resultado: menos dinheiro no bolso das emissoras.
Dunga sabe disso e o espetáculo que a Globo faz com os jogadores, além de dispersar a atenção de um atleta, que deve ser direcionada ao seu desempenho, indiretamente enriquece seus cofres às custas de suas personalidades e talentos.
Já comentei em um post anterior a desonesta mania da Globo em passar na frente de todo mundo em uma coletiva, um claro desrespeito aos colegas de outras emissoras.
Não tenha dúvida que o Dunga será massacrado, afinal mexeu com a emissora que se considerava o quarto poder. A Globo vem com o papo de liberdade de imprensa, que o telespectador tem direito à informação. Uma coisa é fazer jornalismo, outra é fazer fofoca e sensacionalismo.
Finalmente alguém teve peito de encarar essa hegemonia. E a Record vem aí!
E para não levar tudo muito a sério, um vídeo que esta circulando na rede. Nesta época de Copa lembrar desse filme foi uma boa pedida! Vou na locadora...
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário