São tantas as novidades, tecnologias, siglas, apetrechos e outros símbolos que fica difícil um leigo acompanhar e entender todos os lançamentos e serviços disponíveis nos aparelhos móveis disponíveis no mercado (não sei se é correto só chamar de celular hoje em dia).
As empresas de telefonia praticamente ignoram este fato e supõem que todos os consumidores são profissionais de tecnologia. É como um exame de saúde. Alguns só o médico pode traduzir aqueles termos científicos. Mas a quem recorrer na hora de escolher um novo aparelho? Na maioria das vezes o vendedor entende muito menos que você. Ele enrola, só está lá para vender.
Por isso, antes de você fazer uma escolha errada, e encher o bolso dos fabricantes e operadoras, pesquise e converse com amigos que entendam do assunto.
Globalização do consumo
Há poucos meses, em Brasília, surgiu este tema para comentarmos numa roda de colegas de trabalho. Minha opinião foi, claro, a globalização trouxe inúmeros benefícios ao consumidor através do acesso facilitado à modernidade, mas a que custo?
A ganância das grandes empresas com as inúmeras novidades lançadas ao mercado, e que são tentadoras, gerou um consumo desenfreado poucas vezes visto.
Hoje percebe-se uma certa ansiedade das pessoas em adquirir certos produtos assim que eles são divulgados. Nem sequer refletem sobre a verdadeira questão antes de uma compra: mas é disso que eu preciso?
Há, por exemplo, celulares caríssimos no mercado com inúmeras funções onde o sujeito nem sequer sabe para que servem. Esse é um que foi fisgado pela bonita publicidade veiculada e pelo amigo que tinha um igual e ele não quis ‘ficar para trás’.
Bom, e assim as empresas e lojas continuam lucrando com suas siglas e tentações tecnológicas.
Não sou contra comprar um belo equipamento se você deseja tê-lo. Eu também trocarei meu simplório celular um dia por um mais moderno. Mas precisa fazer fila para o IPhone? As empresas adoram isso, quanto mais demanda e correria maior o preço. Não faça o jogo deles. É bom, de vez em quando, definir prioridades em sua vida.
Enquanto isso, este blog dá uma humilde colaboração através de matérias publicadas na imprensa. Acompanhe, atualize-se e escolha certo!
Folha de S.Paulo
Por trás das tentações
Fique atento a limitações de produtos e serviços a preços baixos, que às vezes escondem recursos de menor qualidade
Correio Braziliense - DF
O barato que é caro
Chegada do iPhone 3G, celular mais badalado do momento, frusta pelo alto preço e pouca oferta. Operadoras dizem que, mesmo com subsídios, incidência de carga tributária aumenta o valor do produto
NIC.br
Internet pela tomada é mais barata e pode alcançar 200 Mbps
A democratização da internet nunca esteve tão próxima
Folha Online
Crise mundial deve fazer preço do computador subir até 15%
A previsão é da consultoria IDC, que já cogita revisar para baixo as expectativas de vendas de PCs para este ano
O Estado de S.Paulo
Microsoft promete versão mais ágil do Windows
O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, atingiu com força o circuito de imprensa europeu
Empresas rastreiam imagem na web
Com o avanço das novas mídias, companhias monitoram suas marcas em sites, blogs e comunidades virtuais
Acesso à internet é mais caro no Brasil
Entre os emergentes, País é o que cobra maior preço de banda larga
Oi chega a SP com serviços gratuitos
Para conseguir uma boa base de clientes, empresa dará bônus diários
Ti Inside
Sujeito a aprovação popular
Até 2017 todo cidadão brasileiro deverá ter um novo documento de identificação civil baseado em um cartão em policarbonato dotado de um smart card
Agência Câmara
Projeto determina que e-mail corporativo não é sigiloso
A proposta muda a Lei dos Serviços Postais (Lei 6.538/78), que considera como inviolável o sigilo da correspondência e proíbe qualquer intervenção nos serviços postais e de telegramas
Terra
E-mail deve ser extinto até 2015, diz especialista
"A comunicação é muito melhor compartilhada por meio de comunidades", garantiu
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
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