segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Existe vida sem a armadilha dos cartões de crédito

Sim, ela existe e é possível, como comentei anteriormente neste blog. Segue uma notícia relacionada ao tema publicada no 'O Tempo':
Associação orienta boicote ao cartão para diminuição dos juros abusivos

Para entrar no clube dos "sem-cartão"

Visite o caixa eletrônico ao menos uma vez por semana
Veja quanto dinheiro você precisa por semana, vá até o caixa eletrônico e retire exatamente essa quantia. Quando o dinheiro acabar, acabam também os gastos

Use só dinheiro vivo durante uma semana
A maioria das pessoas não tem idéia de quanto gasta por semana ou por mês porque elas pagam muitas de suas compras com cheque ou cartão de crédito. Se você tivesse de pagar tudo o que compra com dinheiro vivo, seria mais provável que pensasse duas vezes antes de deixar o dinheiro escorrer por entre os dedos

Negocie com a sua empresa de cartão de crédito
Muitas delas estão dispostas a lhe oferecer juros menores ou eliminar sua anuidade, basta você pedir. Use como argumento o tempo que é associado, ofertas da concorrência e ameaça de desistir do cartão

Saia dessa o mais rápido possível
Considere acelerar os pagamentos ou negociar com as empresas de cartão de crédito para fazer um refinanciamento da sua dívida


Minientrevista“Quando gasta com o cartão é tudo tão fácil...

Sylvia Flores Psicóloga
Professora da newton paiva


O ser humano sabe lidar com cartão de crédito?

A responsabilidade é de quem usa. As pessoas se endividam com o cartão em vez de pegar o dinheiro no banco. Ninguém quer fazer dívida, mas quando você vai ao banco e pega o dinheiro emprestado, você tem consciência da dívida. Quando gasta com o cartão é tudo tão virtual e fácil... Só passar na maquininha. Mágico.

Por que temos essa sensação de facilidade com o cartão?

É um pensamento infantil que temos pelo resto da vida. É esse pensamento que nos faz apaixonar. É o pensamento através de uma ilusão, em vez de lidar com a questão de uma maneira mais racional. Ela utiliza a lógica do imaginário. que tudo é possível.

Isso é uma doença?

Não, mas pode virar uma doença. O dinheiro é apenas um símbolo, o cartão também é simbólico. Mas se você acreditar que aquilo é uma extensão da sua renda, aí sim terá problemas.

Quando é considerado uma doença?

Quando a pessoa começa a se endividar, entra no rotativo e está pagando a parcela mínima do cartão.

Como encontrar o equilíbrio com o cartão de crédito?

Primeiro a pessoa precisa se conscientizar de por que ela está fugindo da realidade. Depois ela tem que aumentar a auto-estima e ter uma segurança maior de que não precisa ir além dos limites financeiros e físico dela para ser aceita pela sociedade.

Por que a pessoa acredita que vai conseguir pagar a fatura mesmo sem ter aquele dinheiro no outro mês?

Ela prefere acreditar que tem mais poder do que na verdade ela tem.

Por que as pessoas estão vivendo acima das possibilidades delas?

As pessoas sempre tentaram uma ascensão social e acabam fazendo dívidas, se perdendo neste jogo. Para não lidar com a realidade, a pessoa prefere utilizar o cartão, que a isenta de ter contato com essa realidade de que ela não possui aquele dinheiro. (HL)

Nenhum comentário: