sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Angeli/Folha de S.Paulo

Kleber/Correio Braziliense

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pesquisas x pesquisas = política

Duas recentes pesquisas revelam opostos da cidade. Uma do Ibope feita para o instituto Nossa São Paulo concluiu que 57% dos paulistanos querem mudar da cidade. Outra do Datafolha, cujo mesmo percentual não cogita se mudar.

Tal antagonismo pode ser fruto do modo como é feito o questionário. Perguntas evasivas ou direcionadas de forma a induzir uma resposta são determinantes no resultado.

Outro fator é o humor fruto de determinada situação. Se recentemente o sujeito acabou de ser assaltado, se chegou atrasado no serviço ou se até brigou com a mulher ou chefe seu lado negativo vai preponderar. Inclusive, pode não parecer, mas o modo de abordagem do pesquisador pode influir.

Além, claro, das diferenças de classes sociais e de que a opinião da maioria da população ser muito volúvel não podemos esquecer o fator político. Pesquisas induzidas e encomendadas por grupos políticos, religiosos e empresariais sempre são duvidosas.

Tanto no questionário do Ibope quanto no Datafolha a maioria dos entrevistados disseram que a qualidade de vida melhorou (87% no Ibope-Nossa SP e 94% no Datafolha). Considerando margens de erro, nos dois são quase 90%. Se as condições melhoraram por que a maioria gostaria de ir embora, como aponta o Ibope?

O fundador do instituto Nossa São Paulo é o empresário Oded Grajew, que foi assessor especial da Presidência de Lula em 2003. Já o Datafolha é do Grupo Folha de S.Paulo. Eu sinceramente quero acreditar que isso não tem nada a ver.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Angeli/Folha de S.Paulo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Umidade relativa paulista

A tempestade que caiu na madrugada de quinta-feira em São Paulo mais uma vez paralisou a cidade. Como trabalho neste horário pude comprovar 'in loco' como esta metrópole esta abandonada com excesso de lixo pelas ruas, bueiros entupidos e falta de planejamento urbano. Até em uma região que é alta, no túnel que liga a Av. Dr. Arnaldo com a Av. Paulista os carros foram obrigados a volta na contramão por causa de alagamento. O que dizer das regiões baixas.

Lembra do Kassabinho, o mascote do prefeito na última eleição? Pelo tamanho da cabeça dele nunca vai se afogar e sim boiar. Deve mesmo ser vazia diante de tanta bobagem em suas declarações.

Vamos comemorar o aniversário da cidade nesta segunda na bóia.

As fotos e texto abaixo foram feitas pelo meu amigo jornalista André Dusicska na região da Av. Tereza Cristina, ao lado do famoso córrego do Ipiranga. Fotos aliás merecedoras de capa de jornal.

Chuvas provocam enchente na região

Moradores culpam o Metrô por alagamentos na Vila Carioca

O bairro do Ipiranga sofreu novamente com as fortes chuvas. Na madrugada de quinta-feira (21/01), o temporal de duas horas alagou diversas ruas e avenidas da região. Na Vila Carioca, a enchente ocorreu em diversos pontos da Avenida Presidente Wilson, inclusive na Rua Roberto Koch nº 630 (travessa da Rua Aida). Os moradores da Vila Carioca culpam a Companhia do Metrô pelo aterramento do antigo depósito da Ultragaz que depois das obras de implantação do pátio de manutenção e garagem está obstruindo o escoamento da água pluvial na região.
Segundo o comerciante Marcelo Minelli, proprietário da empresa Império Diesel, está é a primeira vez em 20 anos que acontece alagamento na Rua Roberto Koch. “O nível da água atingiu mais de meio metro de altura em uma área que nunca ocorreu desde que estou aqui na região. Acredito que isto ocorre por causa das obras do Metrô aqui na Vila Carioca que devido ao aterro para a construção da linha acabou prejudicando a circulação das águas das chuvas”, desabafou.


Já nas imediações da Rua Tereza Cristina, o Córrego Ipiranga transbordou e provocou pânico no local. Em alguns pontos, como nas ruas Coronel de Freiras e Lima Barreto, a água atingiu cerca de dois metros de altura causando grande prejuízo aos moradores.
A Avenida Junta Provisória também ficou praticamente alagada. O Rio Tamaduateí transbordou e a água invadiu residências e estabelecimentos comerciais. A Avenida Professor Abraão de Moraes, não Jardim da Saúde, ficou praticamente intransitável junto ao Viaduto Aliomar Baleeiro, em ambos os sentidos, em razão do transbordamento do Córrego Ipiranga.


Durante a manhã, a população contabilizava os prejuízos matérias. Carros, móveis e eletrodomésticos foram completamente destruídos pelas águas. Mais de 100 funcionários da Subprefeitura do Ipiranga fizeram percorreram o local para fazer a limpeza e prestar atendimento aos moradores.
A Subprefeitura do Ipiranga informou que em razão do grande volume de limpeza, na região do Ipiranga e da Vila Carioca, que está sendo realizado pela Prefeitura, a Operação Cata-Bagulho programada para este sábado, dia 23, foi transferida para o próximo sábado, dia 30, das 7h às 11h. O trabalho estava previsto para percorrer o quadrilátero formado pelas ruas Dos Sorocabanos, Bom Pastor, Cipriano Siqueira e Av. Juntas Provisórias.



Texto e fotos: André Dusicska

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O mundo é justo?

Lamentável e injusto o que aconteceu no Haiti. Um lugar pobre, miserável enfim cheio de problemas sociais e econômicos agora destruído por um terrível terremoto. Segundo Ricardo Seitenfus, representante oficial do Secretário-Geral da OEA no Haiti, com a tragédia o país voltou 15 anos no tempo. Significa que todo o trabalho, em especial liderado por brasileiros para tentar amenizar a miséria, terá que começar praticamente do zero.

Tragédias como essas já são terríveis quando atingem ‘classes mais favorecidas’, como em Angra dos Reis, imagine em lugares onde a vida esta sendo reconstruída depois de anos de ditaduras, violências e corrupções.

E o que dizer da morte de Zilda Arns, que dedicou a sua vida a salvar milhares de crianças?

Em pleno começo de ano todas estas tragédias, enchentes e impunidades políticas me fazem refletir se este mundo é realmente justo. É difícil aceitar que uma pessoa que constrói uma vida com honestidade e muito suor veja tudo ruir em poucos minutos enquanto vidas construídas na base da safadeza e desonestidade continuem intactas.

Não estou dizendo que levar uma vida dessas valha a pena, de forma alguma. Há pessoas que dormem tranquilas cometendo ilicitudes. Eu não consigo e conheço, felizmente, muitas que também não. O problema é a injustiça do mundo, da forma divina que cada um acredita existir.

Já conversei e discuti com amigos se realmente Deus esta olhando para isso ou a natureza, da forma que ela sempre foi, não escolhe onde ela vai se manifestar. Azar de quem estará por perto.

Muitos esquecem que estamos aqui de passagem. Usamos um local que não é nosso e isso tem um preço. Pode acontecer em qualquer lugar com qualquer raça, credo ou classe.

O que falta ao ser humano é se considerar menos dono de uma coisa que não é sua.

Ainda tem muito assunto sobre este tema, mas por ora é só.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Preparação

Esta foto é emblemática, um retrato deste país. Falta a foto com o Serra...

(Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O monumental Napoleão de Kubrick

Livro lançado nos EUA conta história do projeto mais ambicioso do cineasta, que, rejeitado em Hollywood, ficou só no papel

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"É preciso reestatizar a Telefônica "

Entrevista interessante de um consultor em telecomunicações publicada na Isto É Dinheiro em outubro. É lamentável continuarmos reféns de empresas fornecedoras de péssimos serviços. Já comentei sobre isso em posts anteriores e vou continuar a pegar no pé, seja qual empresa for.

"É a maior empresa e a que presta o pior serviço. Há muitos anos é a líder de reclamações no Procon"

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mais do mesmo

Opa, chegamos a mais um ano, este que promete ser agitado em termos políticos e esportivos. No campo da política a expectativa de quem será o sucessor de Lula, após oito anos de polêmicas, boas notícias na economia, ruins na corrupção, enfim teve para todos os gostos e bolsos.
Já no esporte aquela mesma história: o sempre exagerado ufanismo da imprensa em busca de audiência e, consequente, patrocinadores. Será mais a Copa da preparação do Brasil para sediá-la do que da África do Sul.

Ah, ainda tem Big Brother 10, A Fazenda entre outros. Resumo: preparem seus saquinhos!

Rumo
Tem pessoas que cumprem promessa, pulam as setes ondinhas, fazem oferendas mas continuam com o mesmo comportamento ao lidar com as pessoas e diante de determinadas situações. Não existe milagre quando a mudança interior nem sequer é cogitada.