Moradores culpam o Metrô por alagamentos na Vila Carioca
O bairro do Ipiranga sofreu novamente com as fortes chuvas. Na madrugada de quinta-feira (21/01), o temporal de duas horas alagou diversas ruas e avenidas da região. Na Vila Carioca, a enchente ocorreu em diversos pontos da Avenida Presidente Wilson, inclusive na Rua Roberto Koch nº 630 (travessa da Rua Aida). Os moradores da Vila Carioca culpam a Companhia do Metrô pelo aterramento do antigo depósito da Ultragaz que depois das obras de implantação do pátio de manutenção e garagem está obstruindo o escoamento da água pluvial na região.
Segundo o comerciante Marcelo Minelli, proprietário da empresa Império Diesel, está é a primeira vez em 20 anos que acontece alagamento na Rua Roberto Koch. “O nível da água atingiu mais de meio metro de altura em uma área que nunca ocorreu desde que estou aqui na região. Acredito que isto ocorre por causa das obras do Metrô aqui na Vila Carioca que devido ao aterro para a construção da linha acabou prejudicando a circulação das águas das chuvas”, desabafou.
Já nas imediações da Rua Tereza Cristina, o Córrego Ipiranga transbordou e provocou pânico no local. Em alguns pontos, como nas ruas Coronel de Freiras e Lima Barreto, a água atingiu cerca de dois metros de altura causando grande prejuízo aos moradores.
A Avenida Junta Provisória também ficou praticamente alagada. O Rio Tamaduateí transbordou e a água invadiu residências e estabelecimentos comerciais. A Avenida Professor Abraão de Moraes, não Jardim da Saúde, ficou praticamente intransitável junto ao Viaduto Aliomar Baleeiro, em ambos os sentidos, em razão do transbordamento do Córrego Ipiranga.
Durante a manhã, a população contabilizava os prejuízos matérias. Carros, móveis e eletrodomésticos foram completamente destruídos pelas águas. Mais de 100 funcionários da Subprefeitura do Ipiranga fizeram percorreram o local para fazer a limpeza e prestar atendimento aos moradores.
A Subprefeitura do Ipiranga informou que em razão do grande volume de limpeza, na região do Ipiranga e da Vila Carioca, que está sendo realizado pela Prefeitura, a Operação Cata-Bagulho programada para este sábado, dia 23, foi transferida para o próximo sábado, dia 30, das 7h às 11h. O trabalho estava previsto para percorrer o quadrilátero formado pelas ruas Dos Sorocabanos, Bom Pastor, Cipriano Siqueira e Av. Juntas Provisórias.
Texto e fotos: André Dusicska
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns pela reportagem, André e Fernando.
Fica aqui uma observação; o povo também é bem culpado por esta situação uma vez que não é necessário que a pessoas sejam alfabetizadas para entenderem que lixos como televisões, sofás, carrinhos de bebês, etc.. entopem boeiros, valetas, etccc; porém isto não tira a culpa da prefeitura que não teve a mínima precaução em conter por exemplo o número enorme de construções de prédios não só aqui no Ipiranga, mas em toda a cidade, o que com certeza se tornou em dos fatores importantes para as enchentes. Além do mais o nosso IPTU foi pago e recolhido com uma antecedência enorme e daria tempo sim para que alguma providência mínima fosse tomada para que pelo menos as consequências das enchentes não chegassem ao ponto que chegou.
A palavra chave é realmente - PLANEJAMENTO.
Um Abraço.
Mauro Sampaio
Postar um comentário