Esta foi o chamada de capa de uma matéria especial de minha autoria sobre burocracia para a revista da Fenacon, publicada em maio de 2004.
Além de ser um assunto sempre atual neste País, onde a maioria das dificuldades é imposta ao cidadão e as facilidades aos políticos e autoridades, o motivo de eu resgatá-la foi a grata de surpresa de encontrar um trecho da matéria citada no Blog da Glória, de Leopoldina, MG, sobre educação (http://gloria.reis.blog.uol.com.br/)
Isso me fez recordar a positiva repercussão proporcionada pelo conteúdo na época, com elogios vindos de diferentes regiões do Brasil, sendo até utilizado como base para uma matéria especial sobre o tema na RádioBrás, conforme contato na época da produção da emissora estatal.
Apesar de um árduo trabalho de pesquisa e entrevistas, cujo volume de papel e rascunhos no computador quase me afogaram, foi recompensado pelo retorno positivo dos leitores e, claro, vê-la publicada, depois de tanto trabalho, é uma sensação única que só um jornalista pode sentir.
Abaixo um trecho da matéria e no link a sua íntegra.
"Como um câncer, a burocracia adoece e mata qualquer tentativa de trabalho eficiente e racional. Excesso de formalismo, papelada, resistência a mudanças, exagerado apego aos regulamentos, impessoalidade no relacionamento, conformidade, excessiva exibição de autoridade, dificuldade no atendimento ao público, enfim, uma série de comportamentos visíveis, principalmente, nas máquinas governamentais."
http://www.fenacon.org.br/fenaconservicos/revista101/burocracia101.asp
sexta-feira, 4 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário