sexta-feira, 4 de maio de 2007

Vermelho na cabeça

Deu na Folha de S.Paulo:

Pela Coca-Cola, ministros vestem vermelho e branco no Réveillon

Multinacional reúne 150 convidados em uma casa de Brasília, entre eles Paulo Bernardo, que foi de vermelho




Empresa distribui garrafas confeccionadas para a posse com a imagem do Palácio do Planalto e uma inscrição com o nome do presidente

CATIA SEABRA

ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Nelson Machado (Previdência) vestiram vermelho na noite de Réveillon que antecedeu a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Longe de ser mais uma prova de devoção à bandeira petista, a opção atendeu à recomendação da anfitriã: a Coca-Cola.

"Pediram que usássemos branco ou vermelho (cores da Coca-Cola). Como não tinha branco, vesti vermelho. A simbologia aí não é comunista, socialista. É a Coca-Cola mesmo", brincou Paulo Bernardo, que, a exemplo de Machado, usava uma camisa pólo vermelha.

Numa ampla casa no Lago Sul - que serve de escritório regional da multinacional -, a empresa ofereceu uma festa para 150 convidados.

Como brinde, a empresa distribuiu bolsas térmicas com garrafas de Coca-Cola confeccionadas para a posse. Nelas, uma imagem do Palácio do Planalto e a inscrição "Posse Presidencial - República Federativa do Brasil. Luiz Inácio Lula da Silva, 2007-2010".

Corrêa diz que solicitou o mimo à Coca-Cola, após saber que fizeram o mesmo na reeleição de George W. Bush. Foram produzidas 5.000 garrafinhas de 237 ml, 3.000 delas enviadas ao Palácio do Planalto.


--------------------------------------------------------------------

Isso nos remete ao falido sistema político, em especial aos financiamentos de campanha, realizados por grandes empresas. Não é, e nunca foi, de graça que uma multinacional financia a campanha de um político. Ela tem em vista as benesses futuras que seu representante patrocinado, caso vença uma eleição, possa oferecer à companhia. É preciso, com urgência, rever esta lei, pois o político, ao invés de servir seu eleitor, vira empregado de seu patrocinador, criando e votando assuntos de estrito interesse financeiro destas empresas.

O momento do caso da Coca-Cola é diferente, mas a intenção é a mesma. Ela, claro, não patrocinou uma festa para políticos em Brasília à toa. Criar simpatia é sempre bom, ainda mais com cores em comum, apesar das ideologias totalmente opostas (na teoria).

Nenhum comentário: